Educadores de Gama Avaliam Desafios e Oportunidades nas Escolas Rurais

galinhas numa chácara
Atividades foram realizadas em diferentes escolas rurais da rede pública de ensino do DF | Fotos: Felipe de Noronha/SEE-DF

No Dia do Campo, celebrado em 17 de abril, educadores das sete escolas rurais sob a Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Gama se reuniram para uma reflexão coletiva sobre os desafios e oportunidades no ensino rural. O encontro ocorreu no Centro Educacional Casa Grande, com o propósito de fortalecer a educação do campo no Distrito Federal.

A programação incluiu palestras, debates e oficinas sobre temas vitais como a prevenção de violência doméstica e estratégias para uma educação antirracista. Patricia Aguiar Pontes, professora do ensino fundamental do CED Casa Grande, liderou a oficina “Pensando e Vivenciando a Psicomotricidade no Chão da Escola”, destacando a importância de abordagens educacionais que integram o movimento e o lúdico desde a infância, especialmente em áreas rurais.

O Dia do Campo, instituído pela Portaria nº 419/2018 da Secretaria de Educação do Distrito Federal, visa reforçar a educação rural, uma modalidade de ensino específica desde 1998, focada nos princípios e práticas pedagógicas adaptadas às necessidades da população rural. A data também homenageia a memória do massacre de Eldorado dos Carajás, um evento significativo na história da luta pela terra.

Marcelo Capucci, vice-diretor do CED Casa Grande, enfatizou a relevância do Dia do Campo como um momento para lutar e refletir sobre as práticas educacionais e a autonomia das escolas rurais. Ele salientou a importância de alternar anualmente a escola anfitriã para discussões sobre os desafios enfrentados, promovendo um diálogo unificado e contínuo entre as instituições.

As escolas rurais são essenciais para o Distrito Federal, com 83 instituições atendendo mais de 22 mil estudantes. Na CRE do Gama, 2.116 alunos estão matriculados nas sete escolas rurais, com o CED Casa Grande atendendo 500 alunos em diversos segmentos educacionais, incluindo educação infantil, jovens e adultos, e ensino especial. Este encontro destaca o compromisso contínuo dos educadores em fornecer uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes das áreas rurais.

Com informações da Secretaria de Educação do GDF