Hospital Regional do Gama comemora 57 anos de Compromisso com a Saúde

fachada do Hospital Regional do Gama
A estrutura foi levantada em 1967 para atender os moradores do Gama. Na época, a população era de aproximadamente 10 mil habitantes e a área física da unidade contava com 40 consultórios e 386 servidores. Na época, eram 1,6 mil pessoas atendidas por mês/FOTO: Ualison Noronha/Agencia de Saúde

O Hospital Regional do Gama (HRG) celebrou seu 57º aniversário na terça-feira, 12 de março de 2024. A unidade organizou uma comemoração matinal especial, incluindo um bolo e serviços de saúde. Além disso, profissionais que receberam elogios dos usuários através da ouvidoria do hospital foram agraciados com certificados de honra ao mérito.

Durante esses anos, a unidade, uma das mais antigas do Distrito Federal, tornou-se um ponto de referência não apenas para a Região de Saúde Sul (Gama e Santa Maria), mas também para os residentes de municípios em Goiás e Minas Gerais.

O hospital foi estabelecido em 1967 para atender aos residentes do Gama. Naquela época, a população era de cerca de 10 mil habitantes e a unidade tinha 40 consultórios e 386 funcionários. Naquela época, atendia 1,6 mil pessoas por mês.

Atualmente, a unidade conta com cerca de 3 mil funcionários e é referência em cirurgias ortopédicas e ginecológicas, cardiologia e tisiologia (um ramo da pneumologia focado principalmente em tuberculose). No último ano, o HRG realizou mais de 136 mil atendimentos nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia, obstetrícia, odontologia e traumato-ortopedia. Além disso, foram realizadas mais de 4 mil cirurgias eletivas e de emergência.

Reconhecimento

Gracimone Vasconcelos, enfermeira com 31 anos de serviço no hospital, foi uma das homenageadas. “Foi uma surpresa para mim, pois realizamos nossas funções acreditando que é parte integrante de nossas responsabilidades. Quando o reconhecimento do usuário chega, traz uma imensa satisfação”, disse ela.

Thiago Martins, assessor especial da Secretaria-Adjunta de Gestão em Saúde, representando a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou que o momento é especial para reconhecer a missão do hospital em servir a população. “A data merece uma reflexão sobre o árduo trabalho realizado pelos servidores. Devemos celebrar a vida e expressar nossa gratidão pelo compromisso da equipe do HRG no atendimento às comunidades, um importante equipamento público.”

Willy Pereira da Silva Filho, superintendente da Região de Saúde Sul, também presente na celebração, destacou os avanços no hospital. “Este último ano foi marcado por inúmeras melhorias. O HRG tem crescido bastante, passando por diversas revitalizações. Recentemente, a ala de nefrologia e o pronto-socorro adulto foram completamente revitalizados”, observou.

Ruber Paulo de Oliveira, diretor do HRG, parabenizou os homenageados e agradeceu por todos os serviços prestados à população. “Os servidores são fundamentais para o funcionamento deste hospital. Valorizá-los é essencial. Apesar das dificuldades inerentes a qualquer unidade de saúde, a união entre os profissionais faz a diferença”, argumentou.

A cerimônia também contou com a presença de Francisco Pinheiro, médico aposentado da SES-DF que liderou as obras de construção do HRG e de outros hospitais da rede.