ONU alerta que mais ações são necessárias para cumprir metas climáticas

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou nesta sexta-feira (8) que o mundo não está no caminho certo para conter o aquecimento global e que são necessárias mais ações em todas as frentes. Este alerta, apresentado no relatório Global Stocktake, servirá de base para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que ocorrerá em Dubai no final deste ano. O relatório, resultado de uma avaliação de dois anos dos objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris em 2015, reúne contribuições de especialistas, governos e ativistas, e será fundamental para as discussões globais na COP28.

Embora o Acordo de Paris tenha impulsionado ações climáticas em quase todo o mundo, estabelecendo metas e ressaltando a urgência de responder à crise climática, a ONU ressaltou que há muito mais a ser feito em todas as frentes. Os compromissos nacionais existentes para redução de emissões não são suficientes para manter o aumento da temperatura abaixo de 1,5°C, segundo a avaliação da ONU. Para alcançar as metas estabelecidas, serão necessárias reduções adicionais de mais de 20 gigatoneladas de CO2 nesta década e uma transição para emissões líquidas globais zero até 2050.

O relatório também faz apelos específicos para a redução do uso de carvão como fonte de energia, enfatizando a importância de eliminar gradualmente sua utilização até 2050. A eletricidade com baixa emissão de carbono ou emissão zero deve representar a maior parte da energia global até meados do século.

Além disso, o relatório destaca a necessidade de desbloquear financiamentos para o desenvolvimento de tecnologias com baixas emissões de carbono, enquanto bilhões de dólares ainda são investidos em combustíveis fósseis.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, tem instado os líderes mundiais, incluindo aqueles do G20, a enfrentar a crise climática que está “fora de controle”.