Volta presencial do Festival de Cinema de Brasília em 2022 gera expectativas

Em 2022, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), que aconteceu de forma virtual, durante a pandemia, volta fortalecido com formato híbrido e a presença garantida do público, sempre um elemento chave e marcante da trajetória da mostra que celebra, este ano, 55 edições. Esse foi só um dos desafios enfrentados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) nessa gestão para manter viva a chama de um dos mais emblemáticos símbolos da cultura local.

Neste momento, segue aberta a inscrição para seleção para celebração de termo de colaboração com organização da sociedade civil (OSC) para gestão do evento marcado para 14 a 20 de novembro de 2022, com duração de sete dias corridos. O investimento é de R$ 2 milhões.

“Esses dois festivais virtuais foram bastante pedagógicos para a Secretaria e para o público porque é um formato que veio para ficar. Voltamos a fazer o presencial, mas sem abrir mão do virtual”, avalia o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. “Até porque é uma forma, inclusive, de nacionalizar o festival de cinema que se restringia a sua assistência à cidade de Brasília”, observa.

com informações do Jornal de Brasília.