Fagama, um evento que faz parte da história do Gama

A Fagama (Feira de Amostras do Gama) foi uma festa criada pela Geraldinho Gonçalves produções para dar mais atração as comemorações do aniversário da nossa cidade. Sua primeira edição foi realizada na década de 70, mas foi nos anos 80 e 90 que ela esteve no auge. Tenho certeza que muitos aqui tem boas histórias sobre essa festa que deixou saudades.

A Fagama é um dos eventos mais antigos e tradicionais da região do Gama e Entorno do Distrito Federal, sendo realizado em seu formato original pela empresa Geraldinho Gonçalves produções e eventos até a sua 40ª edição.

A festa ocorria sempre no mês de outubro e desde 2004 passou a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal, através da Lei Distrital 3375 de 18 de junho de 2004. Trata-se de uma grande festa popular com exposição de produtos e serviços, grande parque de diversões com aparelhos modernos, praça de alimentação, área de shows artísticos e renomados no circuito nacional e internacional, com a participação de artistas e demais eventos culturais, tudo isto com entrada franca.

Um evento que sempre movimentou o comercio local, gerou empregos temporários diretos e indiretos, fomentou a cultura e a diversão.

A Fagama, sempre fez parte da vida dos “gamenses” e toda a população do DF, sendo prestigiada por gerações e gerações de pessoas, que veem o acontecimento não só como uma festa, mas como local histórico, onde momentos felizes perduram até hoje na memória e na vida real. Namoros que se iniciaram, se transformaram em casamentos, crianças que estiveram presentes através dos pais, que cresceram e levaram seus filhos, que levaram seus netos. E tantas outras histórias que foram embaladas pelas noites na Fagama.

A primeira edição da Feira de Amostras do Gama foi realizada no ano de 1972. Nesta época, Geraldinho, atual organizador do evento, tinha apenas 14 anos. Dessa forma, a festa foi organizada pelo pai, mas Geraldinho sempre estava junto. Até a oitava edição, a FAGAMA acontecia próximo à antiga CAESB, no Setor Central. Em seu auge, a festa reuniu mais de 200 mil pessoas.

Em 1983, Geraldinho decidiu abrir sua própria empresa, a Geraldinho Gonçalves Produções & Eventos. E foi essa empresa que ficou responsável pela realização da FAGAMA a partir de então. A experiência com a FAGAMA foi tão bem sucedida que Gonçalves passou a produzir outros eventos, entre os quais a Feira Norte Sul, em Ceilândia, até a 8ª edição, e a FASSANTA até a 14ª edição.

Atualiada em dezembro de 2019