cancer-de-rim-
O câncer de rim é uma doença que pode afetar tanto homens quanto mulheres, mas é mais comum em homens, principalmente entre 50 e 70 anos

Câncer de rim: campanha alerta para doença silenciosa que já matou 10 mil pessoas em 2 anos

Sociedade Brasileira de Urologia usa o mês de junho para conscientizar sobre o tumor e a importância do diagnóstico precoce

O câncer de rim é uma doença silenciosa e potencialmente letal que tem afetado milhares de brasileiros. Entre 2019 e 2021, aproximadamente dez mil vidas foram perdidas para essa doença no país. Diante dessa realidade alarmante, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou uma campanha de conscientização, utilizando as redes sociais para disseminar informações vitais sobre o câncer renal.

A campanha visa educar o público sobre os sintomas e métodos de detecção precoce do câncer de rim. Segundo o presidente da SBU, Luiz Otávio Torres, a doença apresenta maior incidência em homens com idade entre 50 e 70 anos e, muitas vezes, não manifesta sintomas claros. O sinal mais comum é a presença de sangue na urina, um alerta que não deve ser ignorado.

A detecção precoce é fundamental para o tratamento eficaz do câncer de rim. Por isso, a SBU enfatiza a importância de exames de ultrassom abdominal ou do aparelho urinário, que podem identificar alterações nos rins e órgãos adjacentes. Muitos diagnósticos ocorrem incidentalmente, quando o exame é realizado por outros motivos, mas acaba revelando a presença do tumor.

Karin Anzolch, diretora de Comunicação da SBU, ressalta que, embora não haja uma recomendação universal para o rastreamento do câncer de rim, a ultrassonografia abdominal é um exame acessível e não invasivo que poderia ser incorporado aos check-ups de rotina, especialmente para grupos de maior risco. A detecção em estágios iniciais aumenta significativamente as chances de cura.

Além das mortes, o câncer de rim resultou em cerca de 18 mil procedimentos de nefrectomia no período mencionado. Representando 3% dos tumores malignos urológicos, o câncer renal tem o tabagismo como um dos principais fatores de risco. A campanha acontece em junho, culminando no Dia Mundial do Câncer de Rim, celebrado no dia 20, reforçando a mensagem de que a prevenção e a educação são as melhores armas contra essa doença silenciosa.

A campanha da SBU

A campanha da SBU, que acontece em junho, tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de rim, seus sintomas, fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce. Além disso, a iniciativa visa incentivar a realização de exames preventivos, como a ultrassonografia abdominal, principalmente para pessoas em grupos de risco.

Dia Mundial do Câncer de Rim

O dia 20 de junho é celebrado como o Dia Mundial do Câncer de Rim. A escolha da data pela SBU para realizar a campanha reforça o compromisso da entidade em informar e conscientizar a população sobre essa doença silenciosa, mas que pode ser combatida de forma eficaz com o diagnóstico e tratamento precoces.

Junte-se à luta contra o câncer de rim!

Para saber mais sobre o câncer de rim, acesse os sites da SBU e da SBOU:

Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares!

Lembre-se: O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de rim. Consulte um médico se você apresentar qualquer um dos sintomas da doença ou se pertencer a um grupo de risco.