GDF firma nova parceria para reforma de espaço urbano no Gama

Redação FG
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Na manhã dessa sexta-feira (13), no gabinete do secretário de Governo, José Humberto Pires, foi assinado o termo de cooperação com o GDF para a adoção e manutenção do espaço no Gama | Foto: Divulgação/Sepe-DF

O GDF deu mais um passo na revitalização de praças públicas. Dessa vez, a parceria é com o Gama Comercial Limitada, do grupo Vivendas. A empresa adotou um espaço na Região Administrativa do Gama. A área, de 731,75 m², será recuperada para atender às demandas da comunidade.

A parceria faz parte do programa Adote uma Praça. Ele incentiva o envolvimento do setor privado na manutenção de praças públicas. Assim, tanto a cidade quanto a população serão beneficiadas.

Na manhã dessa sexta-feira (13), o termo de cooperação foi assinado pelo GDF junto ao Gama Comercial Limitada. A solenidade aconteceu no gabinete do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

Com um investimento de R$ 40 mil, o espaço passará por uma grande mudança. Entre as ações previstas estão a limpeza da área, o plantio de árvore e a manutenção do gramado. A parceria também quer preservar as calçadas, aumentando a acessibilidade para os pedestres. Além disso, serão instalados bancos de concreto nas áreas de convivência.

Ainda serão realizadas melhorias nas bocas de lobo, para prevenir alagamentos. A iluminação será reforçada, aumentando a segurança. O estacionamento também receberá melhorias. Dessa forma, o espaço se torna mais atraente, funcional e seguro para todos.

A expectativa é que essa parceria ajude a ampliar a qualidade de vida da população. Isso porque um espaço revitalizado proporciona maior bem-estar, fortalece o senso de pertencimento e estimula o uso compartilhado pelas comunidades.

De acordo com o secretário de Projetos Especiais, Marcos Teixeira, essa parceria é um gesto de cidadania. Ele destaca: “Quando o poder privado se une ao poder público, todos ganham — a cidade, a população e o comércio local.”

A parceria é fruto da aprovação da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe-DF) e da Administração Regional do Gama. A execução será feita de acordo com o decreto distrital 39.690/2019, que regulamenta o Adote uma Praça.

Portanto, essa é mais uma parceria que fortalece o envolvimento da iniciativa privada na melhoria dos espaços públicas. A nova praça permitirá que os moradores se apropriem do lugar, aumentando o uso coletivo e a consciência cidadã na preservação do Patrimônio da cidade.

Compartilhe este arquivo