GDF decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-governador José Ornellas

Redação FG
2 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Conhecido como Zé Ornellas, o militar de carreira governou o DF entre 1982 e 1985

O governador Ibaneis Rocha decretou luto oficial de três dias no Distrito Federal pelo falecimento do ex-governador José Ornellas de Souza Filho, ocorrido neste sábado (28), aos 103 anos. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF no mesmo dia da morte.

Conhecido como Zé Ornellas, o militar de carreira governou o DF entre 1982 e 1985. Seu mandato foi marcado por obras estruturantes e investimentos em infraestrutura urbana. Foi responsável pela criação da Vila São José, em Brazlândia, pela urbanização de Planaltina e por importantes obras de drenagem em Ceilândia, especialmente no Setor O.

Zé Ornellas também atuou como deputado distrital e é lembrado como uma figura que marcou a política e o desenvolvimento das cidades do DF. Suas ações foram essenciais para a expansão de regiões como Gama, Brazlândia, Ceilândia e Planaltina.

Entre os depoimentos, destaca-se o do jornalista Frank Barroso, que aos 15 anos já era líder comunitário no Gama. “Fui um jovem franzino com uma pasta de documentos. Entregava ofícios, relatórios e fotos dos problemas do Gama diretamente ao governador. Furei bloqueios de segurança para lutar por rede de esgoto, asfalto, quadras de esporte, escolas e segurança. Ele sempre me tratou com respeito”, recorda.

Barroso também ressalta o legado deixado por Zé Ornellas. “Com ressalvas, expresso meu pesar. Foi um homem de grandes feitos em cidades importantes do DF. Mesmo eu sendo apenas um adolescente sonhador, ele me ouvia. Hoje, presto minha homenagem.”

O luto oficial reconhece a contribuição do ex-governador para o crescimento do Distrito Federal. Durante o período, bandeiras de órgãos públicos ficarão a meio mastro em sinal de respeito.

Zé Ornellas deixa uma história marcada pelo compromisso com o desenvolvimento urbano e pela relação próxima com a população.

Compartilhe este arquivo