O futuro das ruas urbanas com mobilidade ativa, sustentabilidade e qualidade de vida

Frank Barroso
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Com o crescimento contínuo da urbanização global, a previsão de que 75% da população mundial viverá em cidades até 2050 traz consigo um enorme desafio: como adaptar as infraestruturas urbanas, especialmente as ruas, para atender às necessidades de mobilidade e qualidade de vida de milhões de pessoas? O desenvolvimento de redes de transporte multimodais e a criação de ambientes urbanos mais sustentáveis são respostas fundamentais para esse futuro. No entanto, esses avanços precisam ser equilibrados com questões de equidade social e justiça urbana, garantindo que as cidades sejam espaços inclusivos, saudáveis e acessíveis a todos.

A falência do urbanismo autocentrado e a necessidade de novas abordagens

As cidades modernas foram em grande parte moldadas pelo modelo de desenvolvimento autocentrado e de baixa densidade, predominante no século XX. Esse modelo priorizava a circulação de automóveis em detrimento de outros modos de transporte e da qualidade dos espaços públicos. O resultado foi um aumento da poluição, a segregação espacial, a expansão descontrolada das cidades e o declínio da vida comunitária.

Com a saturação desse modelo, as cidades passaram a se deparar com grandes problemas relacionados à sustentabilidade ambiental e à justiça social. A dependência do automóvel e a falta de alternativas de transporte prejudicaram populações mais vulneráveis, que muitas vezes vivem longe dos centros urbanos e têm acesso limitado a serviços essenciais. Além disso, as ruas passaram a ser vistas exclusivamente como espaços de circulação de veículos, negligenciando sua função social e ecológica.

Em contrapartida, cidades densas, bem planejadas e com redes de transporte multimodais oferecem uma alternativa mais eficiente e sustentável. Bairros que incentivam a mobilidade ativa, como caminhar e andar de bicicleta, além de uma boa conexão ao transporte público, promovem uma maior equidade de oportunidades, reduzem as emissões de carbono e melhoram a qualidade de vida de seus moradores.

O papel fundamental das ruas no design urbano

As ruas são muito mais do que simples vias de circulação. Elas são, de fato, o espaço público mais acessível e frequente em que a vida urbana acontece. Como afirma Jan Gehl, renomado urbanista dinamarquês, “a vida entre edifícios” é onde a verdadeira vida comunitária se desenrola. No entanto, durante décadas, o design urbano ignorou essa premissa ao focar na eficiência do transporte automotivo em detrimento de outras dimensões do espaço público.

Jan Gehl argumenta que espaços dinâmicos, seguros, saudáveis e verdadeiramente utilizados pelos seus moradores são projetados com base na escala humana, levando em conta a forma e a velocidade com que as pessoas se movem, assim como seus cinco sentidos e percepções, conforme destacou em entrevista à revista Architectural Digest Germany.

As ruas devem ser concebidas como espaços multidimensionais, nos quais diferentes superfícies e funções coexistem. Essas dimensões incluem o plano do solo, onde ocorrem as atividades de pedestres e ciclistas; as bordas dos edifícios, que abrigam fachadas e usos diversos que dão vida à rua; e o dossel, formado pelas copas das árvores e outros elementos que proporcionam conforto e identidade ao ambiente.

Elementos intercambiáveis, como vagas de estacionamento, ciclovias, árvores, praças e mobiliário urbano, permitem uma flexibilidade no design que adapta as ruas às necessidades locais. Esse conceito de “ruas completas” tem como objetivo garantir a coexistência harmônica de diferentes modos de transporte e usos do espaço público, promovendo a inclusão social e o equilíbrio ambiental.

A Mobilidade Sustentável como Ponto Central da Qualidade de Vida

A mobilidade sustentável é um dos pilares mais importantes para o sucesso das cidades do futuro. Ao priorizar o transporte público, as ciclovias e as calçadas bem conectadas, as cidades não apenas reduzem suas emissões de carbono, como também melhoram a saúde pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que milhões de pessoas morrem anualmente devido à poluição do ar e ao sedentarismo, problemas agravados pelo excesso de veículos nas cidades.

O planejamento urbano, ao incorporar ruas que incentivem a caminhada e o uso de bicicletas, não só combate esses problemas de saúde pública, mas também melhora a qualidade do ar, mitiga o ruído urbano e cria espaços mais agradáveis e humanizados. O paisagismo, com árvores e áreas verdes, além de embelezar as cidades, ajuda a regular a temperatura e a gerenciar o escoamento das águas pluviais, contribuindo para a resiliência urbana frente às mudanças climáticas.

Justiça urbana: a rua como espaço de equidade

Além dos aspectos ambientais e de saúde, o design das ruas tem um impacto direto sobre a justiça urbana. O acesso equitativo aos espaços públicos e a garantia de que todos, independentemente de sua condição social ou física, possam se locomover com segurança é um imperativo nas cidades contemporâneas.

Infelizmente, a desigualdade urbana muitas vezes se reflete na maneira como as ruas são projetadas e utilizadas. Em muitas cidades, as áreas mais pobres são carentes de infraestrutura de transporte público e de ruas seguras para pedestres e ciclistas. Essa falta de acessibilidade prejudica a mobilidade e limita o acesso das populações mais vulneráveis a oportunidades de emprego, educação e lazer.

O conceito de “justiça restaurativa” aplicado ao espaço urbano envolve a correção dessas desigualdades históricas por meio de políticas que priorizem investimentos em infraestrutura em áreas marginalizadas, garantindo que as ruas sejam seguras, acessíveis e inclusivas para todos. Projetos que incluam ciclovias, calçadas amplas, transporte público eficiente e mobiliário urbano de qualidade podem transformar bairros inteiros, promovendo maior integração social e reduzindo as disparidades.

Ruas como vetores de desenvolvimento econômico

Ruas bem planejadas também podem se tornar vetores de desenvolvimento econômico. Áreas urbanas que priorizam a mobilidade ativa e o transporte público tendem a ser mais atrativas para negócios, moradores e turistas. A presença de pedestres e ciclistas em maior número nas ruas movimenta o comércio local, aumenta o valor imobiliário e cria um ambiente propício para o empreendedorismo.

Além disso, o investimento em infraestrutura de transporte multimodal pode reduzir os custos econômicos associados a congestionamentos, acidentes e poluição. Cidades que apostam em ruas completas e sustentáveis, como Copenhague e Amsterdã, são exemplos de como o planejamento urbano pode ser um motor de desenvolvimento econômico e qualidade de vida.

Sustentabilidade ambiental e resiliência urbana

Por fim, as ruas desempenham um papel crucial na sustentabilidade ambiental e na resiliência das cidades. O design sustentável de ruas envolve a incorporação de soluções que ajudem a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como o uso de materiais permeáveis para reduzir o escoamento de águas pluviais, o plantio de árvores para criar corredores de sombra e a instalação de infraestrutura verde para aumentar a biodiversidade.

À medida que as cidades crescem, suas ruas precisam ser adaptadas para enfrentar esses desafios. A criação de ruas verdes, que integrem aspectos de mobilidade, lazer e gestão ambiental, pode transformar radicalmente a forma como as cidades se relacionam com seu entorno natural, promovendo uma convivência mais equilibrada entre o ambiente urbano e o meio ambiente.

À medida que avançamos em direção a um futuro cada vez mais urbano, as ruas se tornam elementos centrais na busca por cidades mais justas, sustentáveis e habitáveis. A transformação dos espaços públicos, com a adoção de ruas completas, priorizando a mobilidade ativa, o transporte público e a sustentabilidade, é essencial para enfrentar os desafios do século XXI. Além disso, é imperativo que essa transformação seja guiada por princípios de justiça urbana, garantindo que todos os cidadãos, independentemente de sua origem ou condição social, tenham acesso pleno e equitativo aos benefícios que uma cidade bem projetada pode oferecer.

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Bacharel em geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); jornalista profissional desde 1987, web design há mais de 20 anos. gestor social, líder comunitário, ecologista. Frank é pesquisador na área de planejamento urbano, mobilidade sustentável e geomarketing.