As discussões sobre transporte urbano e mobilidade no Distrito Federal seguem avançando. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) anunciou a realização de mais 11 oficinas presenciais na próxima semana para debater o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). O objetivo dessas sessões é coletar contribuições da população para o aprimoramento do sistema de transporte público e da mobilidade urbana no DF. No Gama a oficina regional aconteceu no dia 11 de março/2025.
As atividades retornam no dia 24 de março, com oficinas nas regiões de Sobradinho II, Arapoanga e Fercal. No dia seguinte, 25/3, será a vez do Varjão, Itapoã e Lago Norte receberem as sessões de debate. As regiões de Água Quente e Recanto das Emas realizarão as oficinas no dia 26/3. Para finalizar a semana, no dia 27/3, Sudoeste/Octogonal, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) e Cruzeiro também participarão das discussões.
O titular da Semob, Zeno Gonçalves, ressaltou a importância da participação popular para um diagnóstico completo das necessidades do transporte público e da mobilidade no DF. “Até o dia 10 de abril, vamos realizar as oficinas de trabalho em todas as regiões administrativas e contamos com a participação das comunidades para que a equipe técnica possa levantar um diagnóstico completo sobre tudo que é preciso realizar, em termos de obras e serviços, para melhorar o transporte coletivo e a mobilidade urbana”, afirmou.
Próximos passos do PDTU e PMUS
Após a finalização das oficinas em todas as regiões administrativas, os técnicos responsáveis pela elaboração do PDTU e do PMUS vão analisar as sugestões colhidas e preparar documentos com o prognóstico do transporte público e da mobilidade urbana. Esses relatórios serão a base para os novos debates com a população.
No mês de maio, está prevista a realização da segunda audiência pública sobre os planos. Entre julho e agosto, os moradores do DF terão mais uma oportunidade de participar das discussões em uma nova rodada de oficinas, focadas na análise e no debate das propostas consolidadas pela equipe técnica.
A audiência pública final, que definirá as propostas escolhidas pela população, será realizada em outubro. Até dezembro deste ano, está prevista a elaboração do projeto de lei do PDTU e do PMUS, que deverá ser encaminhado para discussão e aprovação.
Importância do PDTU e PMUS
O PDTU e o PMUS são fundamentais para orientar as políticas de mobilidade no Distrito Federal nos próximos anos. Esses planos têm como objetivo melhorar a infraestrutura de transporte, ampliar a oferta de serviços e promover soluções sustentáveis para a mobilidade urbana.
Com a participação ativa da população nas oficinas e audiências, espera-se que as propostas resultem em um sistema de transporte mais eficiente, acessível e adequado às necessidades dos moradores do DF. As sessões presenciais são uma oportunidade para que a comunidade contribua diretamente com sugestões e demandas para a melhoria da mobilidade na região.