Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade eTermos de Uso.
Accept
Folha do Gama
  • INÍCIO
  • Artigos
    • Filosofia de Vida
    • Cidades
    • Mobilidade Urbana
  • Cultura
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Contato
Lendo: A Agenda 2030 e desafios do Desenvolvimento Sustentável
Compartilhe
Pesquisar
INSCREVA-SE
Font ResizerAa
Folha do GamaFolha do Gama
0
  • INÍCIO
  • Artigos
  • Cultura
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Contato
Pesquisar
  • INÍCIO
  • Artigos
    • Filosofia de Vida
    • Cidades
    • Mobilidade Urbana
  • Cultura
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Contato
Have an existing account? Sign In
Follow US
Folha do Gama > Blog > Cidades Sustentáveis > A Agenda 2030 e desafios do Desenvolvimento Sustentável
Cidades Sustentáveis

A Agenda 2030 e desafios do Desenvolvimento Sustentável

As cidades e as comunidades locais podem ser agentes de transformação,

Frank Barroso
Ultima atualização: 17 de julho de 2024 16:47
Frank Barroso Publicado 17 de julho de 2024
Compartilhe
agenda 2030
No Brasil, existem vários exemplos de cidades e comunidades que estão se engajando na Agenda 2030
Compartilhe

A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. A Agenda 2030 foi adotada em 2015 pelos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), com o compromisso de seguir as medidas recomendadas no documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” para o quinquênio 2016-2030.

Os ODS são integrados e abrangem as três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômica. Eles se baseiam nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que foram alcançados parcialmente entre 2000 e 2015, e buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles também são alinhados com outros acordos internacionais, como o Acordo de Paris sobre a mudança climática, a Convenção sobre a Diversidade Biológica e a Nova Agenda Urbana.

A Agenda 2030 reconhece que o desenvolvimento sustentável não pode ser alcançado sem a participação de todos os atores, em todos os níveis: governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia e indivíduos. A Agenda 2030 também enfatiza o papel das cidades e das comunidades locais, que são os espaços onde as pessoas vivem, trabalham, estudam, se divertem e se relacionam. As cidades e as comunidades locais são responsáveis por mais de 70% das emissões de gases de efeito estufa, mas também são as mais afetadas pelos impactos da mudança climática, como secas, enchentes, ondas de calor e desastres naturais. Além disso, as cidades e as comunidades locais enfrentam diversos desafios sociais, como pobreza, desigualdade, violência, exclusão, falta de serviços básicos, entre outros.

Por outro lado, as cidades e as comunidades locais também são fontes de oportunidades, inovação, criatividade, diversidade, cultura e cooperação. As cidades e as comunidades locais podem ser agentes de transformação, implementando soluções locais para os problemas globais, e contribuindo para o alcance dos ODS. As cidades e as comunidades locais podem se tornar mais sustentáveis, resilientes, inclusivas e democráticas, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar de seus habitantes.

No Brasil, existem vários exemplos de cidades e comunidades que estão se engajando na Agenda 2030 e nos ODS, por meio de iniciativas públicas, privadas ou da sociedade civil. A seguir, apresentamos alguns casos que ilustram como a Agenda 2030 e os ODS podem ser aplicados na realidade local, e quais são os benefícios para a vida das comunidades:

– Curitiba: A capital do Paraná é considerada uma referência mundial em mobilidade urbana sustentável, por ter implantado, desde a década de 1970, um sistema de transporte público integrado, baseado em corredores exclusivos para ônibus, terminais, estações-tubo e bilhetagem eletrônica. O sistema atende cerca de 2,3 milhões de passageiros por dia, e reduz as emissões de poluentes, o consumo de combustível, o tempo de viagem e os custos de transporte. Curitiba também possui uma rede de ciclovias, que se conecta com os parques e áreas verdes da cidade, e incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. Essas ações contribuem para os ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 13 (ação contra a mudança global do clima) e 3 (saúde e bem-estar).

– Paragominas: O município do Pará é um exemplo de combate ao desmatamento e à degradação ambiental na Amazônia, por ter implementado, desde 2008, o projeto “Município Verde”, que envolve ações de monitoramento, fiscalização, recuperação de áreas degradadas, manejo florestal, regularização fundiária e ambiental, educação ambiental e incentivo à produção sustentável. O projeto tirou Paragominas da lista dos municípios que mais desmatavam na região, e tornou-o o primeiro a receber o selo verde do governo estadual. Paragominas também foi reconhecido pela ONU como uma das 21 cidades-modelo para o desenvolvimento sustentável. Essas ações contribuem para os ODS 15 (vida terrestre), 12 (consumo e produção responsáveis) e 8 (trabalho decente e crescimento econômico).

– João Pessoa: A capital da Paraíba é a cidade mais verde do Brasil, segundo o IBGE, com uma média de 35,45 m² de área verde por habitante, superando o índice recomendado pela ONU, que é de 12 m² por habitante. João Pessoa possui mais de 40 parques e reservas ecológicas, que preservam a biodiversidade e os recursos hídricos da região. João Pessoa também investe em energias renováveis, como a solar e a eólica, e em programas de coleta seletiva, reciclagem e compostagem de resíduos sólidos. Essas ações contribuem para os ODS 7 (energia limpa e acessível), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 6 (água potável e saneamento).

– Santana de Parnaíba: O município de São Paulo foi o primeiro do Brasil a apresentar à ONU um plano com objetivos de desenvolvimento sustentável e gerar bem-estar da população. O plano envolve 17 projetos, que abrangem temas como educação, saúde, segurança, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, infraestrutura, mobilidade, habitação, assistência social, entre outros. O plano também prevê a participação da sociedade civil, do setor privado e de outras esferas de governo na implementação e no monitoramento das ações. Essas ações contribuem para todos os ODS, especialmente o 17 (parcerias e meios de implementação).

Esses são alguns exemplos de como a Agenda 2030 e os ODS podem ser aplicados na realidade local, e quais são os benefícios para a vida das comunidades. No entanto, existem muitos outros casos que podem ser citados, e muitos desafios que ainda precisam ser superados. A Agenda 2030 e os ODS são uma oportunidade para que as cidades e as comunidades se tornem mais sustentáveis, resilientes, inclusivas e democráticas, e para que as pessoas possam viver com mais dignidade, qualidade e felicidade.

Você pode gostar disso

Repensando o planejamento urbano para cidades sustentáveis

A Gestão da Terra como Pilar para Cidades Sustentáveis

Palavras-Chave:Agenda 2030Desenvolvimento Sustentável
Compartilhe este arquivo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tempo
25°C
Uberlândia
nuvens quebradas
25° _ 25°
78%
3 km/h
FILOSOFIA DE VIDA
Filosofia de Vida

A renovação do marxismo à luz de Burawoy e Satgar

O marxismo, desde seu surgimento, tem passado por transformações contínuas que refletem…

Frank Barroso Frank Barroso 17 de outubro de 2024
a vida na terra
Filosofia de Vida

A Jornada da Vida na Terra

Quando a vida surgiu na Terra, em torno de 3,5 bilhões de…

Frank Barroso Frank Barroso 27 de julho de 2024
homem pensativo
Filosofia de Vida

Reflexão sobre a Ética do “Cuidado de Si” de Foucault

A ética do "cuidado de si", conforme proposta por Michel Foucault, é…

Frank Barroso Frank Barroso 18 de julho de 2024
estátua do filosofo Sêneca
Filosofia de Vida

Sêneca e o Novo Estoicismo: uma filosofia de harmonia e moderação

Desde os 15 anos leio os textos estoicos e utilizo esta filosofia…

Frank Barroso Frank Barroso 15 de julho de 2024
NOTICIAS POPULARES
GamaPersonalidades

Frank Barroso: juventude, liderança e compromisso comunitário (dos 13 aos 18 anos)

Redação FG Redação FG 11 de abril de 2025
Reunião em agosto discutirá Regularização de Instituições Sociais e Religiosas do Gama
Primeira Creche Pública do Gama Atenderá 188 Crianças de Até 2 Anos
Feiras do Gama terão horários estendidos para melhorar atendimento à população
Vacinação antirrábica no Abrigo Flora e Fauna: prevenção e cuidado com cães e gatos no Gama
- Publicidade -
Ad imageAd image

O jornal comunitário Folha do Gama foi fundado em 1987, tendo sido publicado em versão impressa até o dezembro do ano 2000. Seu compromisso sempre foi com um jornalismo investigativo e engajado nas causas humanitárias.

234Follow
234Follow
521Subscribe

Cidades

praça de esporte no gama
Áreas de lazer valorizam empreendimentos e melhoram qualidade de vida no Gama
17 de junho de 2025
obras na ponte alta do Gama
GDF inicia recuperação de 10 km de vias rurais no Gama com foco em segurança e mobilidade
20 de maio de 2025

Saúde

Ambulatório de Dor Crônica da Policlínica do Gama
Ambulatório de Dor Crônica no Gama oferece esperança e qualidade de vida para pacientes
12 de junho de 2025
novo leito em hospital do Gama
GDF amplia rede pública com 30 leitos de UTI no Hospital Santa Lúcia Gama
12 de junho de 2025

Destaques

Gestão UrbanaNotícias
Entendendo o Pdot: Estratégias para Novas Centralidades no DF
17 de junho de 2025
Notícias
GDF firma nova parceria para reforma de espaço urbano no Gama
17 de junho de 2025
CulturaNotícias
Gama vibra com o Projeto Valfenda: autoestima, moda e empoderamento na periferia
12 de junho de 2025

Diretor-Responsável: FRANK BARROSO (61)99625-6700

©FOLHA DO GAMA, desde 1987. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?